Projeto e Execução - Construção

Projeto e Execução de obras em estrutura de concreto armado , estruturas metálicas e alvenaria estrutural.
A execução de uma obra gerenciada por uma equipe de engenharia é fator de grande importância para obter os melhores resultados no planejamento da obra, escolhendo o melhor método construtivo a ser usado, controle orçamentário , utilização da norma de desempenho e normas técnicas da construção civil,
O acompanhamento de um profissional durante o planejamento, execução e finalização garante uma construção segura e com viabilidade econômica
Projeto e Execução - Impermeabilização de subsolos
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
O subsolo de uma edificação pode vir a sofrer com infiltrações através da variação do lençol freático existente na região da construção. Essas mudanças podem ocorrer por obras no entorno , assim como aumento das chuvas. O correto procedimento de impermeabilização acarretará na segurança da estrutura assim como no conforto dos usuários.
Projeto e Execução - Obras de Contenção
Muros de Contenção e Muros de Arrimo

.jpg)
Muros de Arrimo são estruturas que têm como objetivo suportar os empuxos do solo gerados pela construção de um aterro.
​
Muros de Contenção têm como objetivo suportar os empuxos do solo gerados por um maciço já existente, exemplos: Uma encosta natural , uma obra de corte de terra, uma escavação de subsolo etc.
​
Ambas as obras necessitam da elaboração de um projeto baseado em dados geotécnicos adquiridos através de ensaios de campo e laboratório. Com a obtenção dos dados é possível dimensionar a contenção com o fator de segurança adequado e dentro da normas de engenharia, gerando economia e segurança.
Projeto e Execução - Solo Grampeado

Esse tipo de solução é grandemente utilizada em obras de contenção de taludes, tanto de escavação como também de taludes naturais. O solo grampeado vem sendo bastante utilizado na execução de estradas e túneis. Isso se deve ao fato de que, quando viabilizada tecnicamente, a utilização de solo grampeado pode garantir segurança e economia para obra. Vale ressaltar que para que a eficiência do solo grampeado seja garantida, é essencial que seja projetado e executado por engenheiros e profissionais devidamente qualificados para a função.
Basicamente, o sistema de grampeamento do solo tem como objetivo principal o aumento da coesão do conjunto solo-reforço, a fim de buscar a estabilidade da massa do terreno.
Projeto e Execução - Drenagem


O sistema de drenagem é o conjunto de dispositivos de drenagem que tem como objetivos, garantir a integridade das estruturas e das obras de terra , assim como o entorno, meio ambiente
​
​
Drenagem Superficial: pode ser feita de diversas formas, as mais comuns são:
-
Canais.
-
Tubos.
-
Valas.
-
Fossos.
-
Túneis.
Drenagem Profunda : Tem como objetivo o dimensionamento e instalação de dispositivo com a função de promover a interceptação e/ou remoção, coleta e condução de águas provenientes do lençol freático e da infiltração superficial nas camadas do solo.
​
Exemplo: Dreno Horizontal Profundo - DHP - Drenagem de encostas e taludes.
Sondagem - SPT

O ensaio de penetração padronizado, também chamado de Standart Penetration Test (SPT), é executado no transcorrer da sondagem a percussão com o propósito de se obterem índices de resistência à penetração do solo (Norma ABNT NBR 6484).
É a técnica de investigação geotécnica mais popular, devido ao baixo custo e à simplicidade do equipamento, além de possibilitar em uma única operação:
-
a retirada de amostras;
-
a determinação do nível de água;
-
a medida de resistência à penetração, que pode ser correlacionado com métodos semi-empíricos de projeto.
Pericias e Laudos de Engenharia

O perito em engenharia é aquele que investiga, analisa informações colhidas e apresenta conclusões sobre as condições técnicas de um imóvel ou de uma obra. "O perito engenheiro civil avalia as causas de um acidente, como o desmoronamento de um edifício por falha estrutural, patologias, anomalias ou qualquer desempenho insatisfatório da edificação decorrente de má-execução, erro de projeto ou problema com material"
É o perito quem traduz a questão técnica num laudo, versando-a numa linguagem que faça juiz e advogados das partes do processo entenderem exatamente o que está acontecendo.